© 2019 Canionismo.com

33.955.994/0001-59 CNPJ

Cadastur Guia - 07.020590.96-3

CREF 7 - 1713

Sobre

A Canionismo.com foi criado para ofecer roteiros de turismo de aventura com ênfase na atividade de canionismo, tanto nas operações comerciais, quanto no treinamento dos profissionais que atuam nas diversas áreas do canionismo. 

 

O que venha a ser canionismo?



Canionismo é uma atividade coletiva de aventura que consiste na progressão vertical ou horizontal de um curso de água através de técnicas e equipamentos específicos para atividade, podendo ser comercial ou esportiva.

 

O canionsimo teve seu início no Brasil pelo final dos anos 80, com a figura ilustre de Carlos Zaith. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da prática do esporte e das primeiras operações comerciais.

 

Hoje o panorama do canionismo no Brasil vem crescendo a cada dia, temos diversos lugares para a prática segura da atividade: Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Serra do Mar (SC e RS), Serra da Canastra (MG), Serra do Intendente (MG), Bordas do Planalto Central (DF e GO) além de vários outros belissímos lugares...

 

 

Nossa Missão

É poder levar os turistas com maior segurança a locais muitas vezes inimaginados, tendo sempre o conceito de deixar o menor impacto possível, podendo transformar o turista em agente de propagação da filosofia de conservação dos ambientes naturais.

Importância dos cânions

 

Os cânions são os caminhos naturais que os cursos d'água fazem pela sua passagem, muitas vezes estes caminhos abruptos são chamados de desfiladeiros, boicainas, grotas e gargantas. 

A perservação destes locais estão sempre ligados a qualidade das águas que em sua maioria são sempre puras e cristalinas, se tornando um filtro natural dos rios.

O que é uma Cachoeira?

 

São formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical.

  • Catarata - Tem este nome quando a queda de água é de grande caudal e em forma de cortina. .

  • Salto - Tem este nome quando a queda é em forma de esguicho, e em queda ininterrupta de grande altura.

  • Cascata - Tem este nome quando a queda é desde uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, com a qual a água desliza sobre uma série de declives acidentados.